Os principais elementos do conto gótico

10-08-2010 20:31

Um conto gótico envolve toda uma temática sombria.
Edgar Allan Poe, Le Fanu, Matthew Gregory Lewis, Marquês de Sade... São alguns nomes que evidenciaram a literatura de horror.

O que faz o conto ser chamado de gótico é o significado original da palavra em inglês: vitoriano, sombrio, misterioso, fantasmal, onírico, macabro, amedrontador, etc (os contos góticos possuem vários desses adjetivos, na maioria dos casos)...
E a enorme maioria dos contos góticos envolve um extremo sadismo, tanto sexual quando psicológico.

Obviamente que isso não tem a ver com uma pessoa gótica, mas sim com uma atmosfera gótica, tanto que a própria subcultura nascida no final da década de 70 adotou esse tipo de literatura como inspiração.

Em um conto gótico, não pode faltar: 

Ambientes Desconhecidos
Lugares e épocas passadas ou inexistentes que não possam recordar-nos nosso presente (ambientação na Idade Média durante o século XVIII. No final do século XX em planetas desconhecidos, naves espaciais, épocas futuras, mas também em épocas passadas). Quanto mais viagens, sejam geográficas ou cronológicas, melhor será.
 
Personagens Fascinantes
Personagens sempre inteligentes, enigmáticos e misteriosos, conscientes de sua culpa e atraentes.
 
Romantismo
Este ponto precisa de exemplos?
 
Perigo
Presença obrigatória. O perigo sempre está presente através do terror.
 
Garotas em apuros
Tradicionalmente, para ser salva pelo herói. Possui um papel secundário. Inclusive na pura literatura gótica, que ocorre em pleno processo de emancipação feminina, e cujas mais importantes autoras são mulheres.